Diário da Senhorita Médica na Guerra — Capítulo 22: A Preocupação de um Recruta com Sua Mãe

No campo de batalha mais avançado, cheio do fedor pútrido de cadáveres que silenciaram após o pôr do sol. Por ter ajudado Salsa, fui severamente punida pelo comandante Garback até meu corpo inteiro virar uma massa. À noite, consegui permissão para ser curada, mas como não estava em condições de ir aos médicos, de algum modo consertei meu corpo usando meu [Cura] malfeito e desabei no chão como um tronco caído.

— ...

De um jeito ou de outro, consegui sobreviver a mais um dia. Será que essas lutas em que se precisa arriscar a vida continuarão todos os dias a partir de agora?

Esses pensamentos me deixam ainda mais deprimida do que já estou.

— Quase pensei que ia morrer...

— Salsa.

Ao meu lado, que encarava o céu noturno com olhos vazios, Salsa, que também havia sido espancado, se jogou no chão. Ele também acabara de ser curado.

— Salsa, por que se voluntariou para ser soldado de infantaria?

Sentada numa trincheira escura, fiz essa pergunta a ele.

— O que foi isso, perguntando do nada?

— ...Bem. Só queria ouvir uma resposta.

Não havia um significado profundo em minha pergunta.

Como meu corpo ainda doía, como distração da dor, trouxe esse assunto.

— Vejamos. Por minha mãe, acho.

— Por sua mãe, hein?

— É.

Com voz sonolenta, Salsa respondeu.

— Meu pai, sabe, morreu na guerra. Então minha mãe teve que me criar sozinha.

— É mesmo.

— Por um tempo, conseguimos viver com a pensão por morte e a herança do pai. Quando nossas economias acabaram, mamãe começou a trabalhar numa fábrica.

— ...Deve ter sido difícil.

— Mas veja, mamãe não está com a saúde muito boa. Com certeza se esforçou demais, e a cada dia parecia pior.

— ...

— Tentei impedi-la, dizendo que era melhor descansar um pouco, mas não adiantou, então ela continuou trabalhando para colocar comida na mesa para mim... e no fim, no ano passado, houve um acidente.

Salsa continuou sua história, completamente absorto. Escutei seu relato em silêncio, sem interromper.

— Enquanto costurava no trabalho, mamãe desmaiou por anemia. A máquina de costura engoliu a palma da mão e a partiu ao meio. E assim, naquela mão que me abraçou quando eu era pequeno, ela perdeu todos os dedos.

— Isso é...

— Quando mamãe ouviu que não podia mais trabalhar, ficou pálida como um fantasma. Meu irmão mais novo ainda está na fase de crescimento, e durante a guerra todos os preços só sobem e sobem. Então eu... decidi me voluntariar no exército.

Dizendo isso, Salsa levantou a mão em direção ao céu como se quisesse agarrar a lua que pendia lá em cima. A sujeira manchando o braço começou a cair em grandes gotas e manchou sua frente e o peito.

— Mamãe tentou protestar com toda a força, como se estivesse meio louca. Pensando nas taxas do tratamento dela e nas despesas de comida do meu irmão, não há jeito melhor para ganharmos dinheiro do que eu me voluntariar.

— Parece ser assim. Hoje em dia, qualquer trabalho paga pouco, então meus veteranos do orfanato estavam todos com dificuldades.

— Depois de conversarmos, prometi: "Quando ganhar o suficiente para pagar nossas dívidas, peço baixa", e mamãe cedeu. Não pretendo viver como soldado a vida toda, então está tudo bem para mim.

— Será que realmente conseguiria sair do exército tão facilmente?

Depois de ouvir minha pergunta cheia de dúvida, Salsa apenas sorriu e disse:

— Existe uma coisa chamada serviço de alistamento voluntário. Decidi ser convocado por minha própria vontade.

— Convocação, você diz.

— Certo. Então só preciso servir por dois anos e poderei pedir baixa. Além disso, não seria elegível para recrutamento compulsório.

Ele me contou sobre sua situação.

— ...Não ouvi falar de nenhum sistema assim.

— Deve ser porque você é médica, Touri, não? Com certeza as coisas seriam diferentes para você.

— Então vai parar de ser soldado depois de dois anos, certo?

— Esse é o plano. Desculpe por te deixar sozinha, Touri.

Com um sorriso indecifrável, Salsa disse:

— Quero retribuir tudo o que minha mãe passou por mim.

Não quero ser ingrato.

— ...

— Por isso, preciso sobreviver neste inferno. E com certeza levarei meu dinheiro ganho de volta para minha cidade natal.

Depois disso, quase adormecendo, bocejou sonolento.

— Então você também precisa agradecer quem salvou sua vida, ou seja, eu.

— Yahhh... vou... fazer...

— Agora, boa noite, Salsa.

— É.

Com essas últimas palavras, nossa conversa chegou ao fim. E alguns minutos depois, pude ouvir seu ronco de onde ele estava sentado.

— ...

De repente pensei que não deveria ter ouvido sua história. No caso mais provável, Salsa não conseguirá sobreviver por dois anos.

Ele é um soldado descuidado, distraído e que não entende muito de campo de batalha. Com certeza cometerá outro erro e será gravemente ferido bem diante de mim. ...Eu, por outro lado, fui levada à ordem de "não use magia por conta própria" pelo comandante Garback. Aquela pessoa não pensaria duas vezes antes de deixar alguém curar um recruta como Salsa.

Por isso, nunca terei outra chance de salvar o garoto.

— Um peão conveniente para ser descartado quando quiser...

Suspirando profundamente, decidi esquecer o que Salsa acabara de me contar. Se começar a ouvir histórias assim, vai hesitar no momento crítico.

Quando chegar a hora de abandonar Salsa, seria perigoso ficar paralisada pela inação.

— ...

Lancei um olhar na direção de seus roncos despreocupados. E, para não pensar mais nele, me virei.

Não tenho margem para me preocupar com a vida de Salsa. Deixando esses pensamentos me atormentarem, me perguntei se seria a próxima a morrer.

— ...Vou dormir.

Amanhã há uma boa chance de participarmos do ataque. Descansar o corpo adequadamente é um trabalho importante do soldado.

Virando as costas para o camarada não confiável, deitei-me no chão gelado e soltei silenciosamente o controle da consciência.